top of page

MODUS OPERANDI

MODUS OPERANDI

 

Pesquisa-se pela avidez de conhecimento, pela necessidade de aprendizado ou pela perspectiva de mudança. Pesquisa-se quando se sabe que existe muito que ser aprendido.

Belmont

 

Para que serve uma pesquisa?

​

Para compreender, tomar decisões informadas e acompanhar o desenvolvimento de um negócio ou da opinião pública. É por isso que não basta somente reunir os resultados, oferecemos nossa visão e orientação para ajudá-lo a entendê-los. Nossa equipe com visão de futuro e conhecimento do passado proporciona recomendações preciosas para que você possa entrar em novos mercados, resolver problemas e melhorar o desempenho de seu negócio ou de sua imagem.

 

A partir da combinação das técnicas e tecnologias disponíveis, estruturamos os nossos trabalhos para atender aos diferentes mercados e suas necessidades diversas.

A seguir encontram-se citadas as modalidades de pesquisas que realizamos:

 

​

EXPLORATÓRIA

 

​

É um tipo de pesquisa que se utiliza de uma rotina de coleta de dados menos estruturada, de forma a possibilitar a obtenção de variáveis importantes para a compreensão de um cenário/situação/problema. A metodologia qualitativa é muito utilizada para estudos que têm a necessidade de aumentar o ângulo de abertura para a compreensão do objeto de estudo. Incluem-se aqui a análise de dados secundários e alguns estudos da metodologia quantitativa, como por exemplo, os chamados estudos piloto.

 

​

CONCLUSIVA

 

​

As pesquisas conclusivas costumam ser mais estruturadas, com maior utilização da metodologia quantitativa, e habitualmente se propõem a estudar as relações entre variáveis estabelecidas ou testar hipóteses previamente formuladas. Nessa categoria estão os surveys, os censos e o painel bem como os experimentos e quase-experimentos, como o teste cego e o teste de elasticidade de preço.

As pesquisas conclusivas podem ser transversais ou longitudinais. Nas transversais, a coleta de dados de uma determinada amostra é feita em um único período de tempo, ou seja, uma única vez. Nas longitudinais, a pesquisa é feita em vários cortes temporais ao longo do tempo. Trata-se de um tipo de pesquisa que envolve uma amostra fixa da população, a qual é medida repetidamente.

 

​

METODOLOGIAS E TÉCNICAS

 

​

A escolha da metodologia indica caminhos e determina procedimentos para fazer pesquisa aplicada. Desta forma, não existe técnica melhor que outra, mas sim, técnica mais adequada que outras para a compreensão de um problema específico.

 

 

METODOLOGIA QUANTITATIVA

​

​

As pesquisas quantitativas se utilizam dos resultados que se traduzem nos indicadores numéricos, possibilitando análises estatísticas. Os resultados obtidos refletem a realidade do universo e se expressam através de números absolutos ou relativos, taxas ou proporções. Esta modalidade de pesquisa é indicada quando se faz necessária a tomada de decisões com elevado grau de certeza. É um método estruturado que trabalha com amostras representativas de um universo ou até mesmo com a totalidade dele.

 

As técnicas utilizadas verificam e analisam tendências e relações entre variáveis. Exemplos de métodos e técnicas são: Regressão Linear Múltipla, Análise Conjunta, Correlação Canônica, Equações Estruturais, Análise Discriminante, Análise de Cluster, Análise Fatorial dentre outras.

​

​

​

 

 

 

METODOLOGIA QUALITATIVA

 

 

Com a pesquisa qualitativa busca-se, através de grupo de discussão ou grupo focal, a investigação de pontos de vista com consistência que permita a tomada de decisões, fornecendo informações de cunho subjetivo.  A pesquisa qualitativa é também chamada de pesquisa aberta, revelando áreas de consenso, positivo ou negativo, de acordo com os padrões de respostas. Ela também determina quais as ideias que geram forte reação emocional ou que não trazem tal condição. Interpretativa e baseada na existência da intersubjetividade coletiva, a metodologia qualitativa não permite mensuração, mas a partir dela é possível obter insights valiosos relacionados ao problema de pesquisa.

​

​

​

​

​

Precisa de mais detalhes? Contate-nos.

Estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco por telefone, e-mail ou atravéz do site.

© 2016 by BEM Pesquisas & Consultoria

 

  • Facebook - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
bottom of page